Escute: "Master of puppets"

Artista: Metallica
Ano de lançamento: 1986
Gênero: Thrash Metal

Sem sombra de dúvida o melhor álbum do Metallica, que reúne peso, velocidade e belas melodias em 8 faixas memoráveis. É também o último álbum do baixista Cliff Burton, que morreu num acidente de ônibus durante a turnê. Destaques especiais para a faixa-título, para a bela "Welcome Home (Sanitarium)","Orion", a melhor música instrumental que já ouvi, e para a pesadíssima "Disposable heroes". Álbum indispensável para qualquer metaleiro de plantão.

Leia: "Jane Eyre"

Autora: Charlotte Brontë
Gênero: Romance
Ano de lançamento: 1847

O livro conta a história de Jane Eyre, uma órfã maltratada pela tia e que é contratada como criada pelo rico senhor Rochester. Uma paixão tempestiva surge entre senhor e criada, cercada por inúmeros incidentes. O temperamento forte e a inflexibilidade de Eyre contribuem para o sofrimento da mesma, que se mostra incapaz de dar o braço a torcer e admitir sua paixão por Rochester. Um livro muito bem escrito e cativante pela riqueza da descrição psicológica feita por Brontë. Um filme sobre o romance, tendo William Hurt como Rochester, foi filmado em 1996, mas deixa muito a desejar, pois corta uma grande parte da história original.

Assista: "Mistérios do Passado"

Ano de lançamento: 2002
Gênero: Suspense/Drama
Com: Guy Pearce, Helena Bonham Carter
Direção: Michael Petroni

Uma película muito inteligente, que mistura suspense, drama, de sobrenaturalidade e a poesia de T.S. Eliott. O enredo conta a história de um psicólogo (Pearce) que retorna à sua cidade-natal para enterrar seu pai e acaba se confrontando com lembranças do passado. Tudo se torna mais confuso quando Pearce encontra Ruby (Carter), uma bela e misteriosa mulher. A fotografia do filme é belíssima e o final, tocante. O título original do filme ("Till human voices wake us") foi retirado do último verso do poema "The Love Song of J. Alfred Prufrock", de T.S. Eliot: "Até que vozes humanas nos acordem, e nos afogamos". Imperdível!

Escute: "Brave New World"

Artista: Iron Maiden
Ano de lançamento: 2000
Gênero: Heavy Metal

Este álbum, que marca o retorno do vocalista Bruce Dickinson e do guitarrista Adrian Smith à Donzela de Ferro, é o melhor da banda desde o lendário Powerslave. O peso, as melodias e os duetos de guitarras característicos do Iron estão presentes em todas as faixas. Por causa da qualidade, é até difícil escolher as melhores músicas do álbum, mas pode-se destacar a energia de "Wicker man", a progressão bem criada de "Dream of mirrors" e o poder de "Brave New World". Após escutar este álbum, duas conclusões são óbvias: não há um substituto para Bruce Dickinson e o Iron Maiden ainda é a melhor banda de heavy-metal do mundo.

Leia: "Os sofrimentos do jovem Werther"

Autor: Johann Wolfang von Goethe
Gênero: Romance trágico
Ano de lançamento: 1774

O modo como Goethe escreveu "Werther" é capaz de colocar o leitor na pele do personagem principal e fazê-lo sentir o sofrimento do mesmo. Escrito em forma de cartas, o romance é poderoso e, segundo as lendas, foi o responsável por vários suícidios na época de sua publicação. O livro conta o desenrolar da paixão incontrolável e impossível de Werther por Carlota, uma mulher já prometida para outro homem. Toda a evolução do sofrimento de Werther é magistralmente narrado por Goethe até o fatídico desfecho. Talvez a melhor tragédia amorosa depois de "Romeu e Julieta"

Assista: "Blade Runner, o caçador de andróides"

Ano de lançamento: 1982
Gênero: Ficção Científica
Com: Harrison Ford, Hutger Hauer
Direção: Ridley Scott

Um cult da ficção científica - baseado no conto "Do androids dream of electric sheep?", de Philip K. Dick -, o filme conta a história de Deckard, um policial especializado em caçar replicantes, que na verdade eram andróides muito parecidos com seres humanos. Tais policiais eram conhecidos como blade runners. A missão de Deckard é caçar e eliminar 5 replicantes que vagam pelas ruas de Los Angeles. O visual futurista e ao mesmo tempo obscuro do filme, juntamente com a trilha sonora transcendental de Vangelis tornam a película obrigatória para os fãs de ficção científica.

Leia: Trilogia "As crônicas de Artur"

Autor: Bernard Cornwell
Gênero: Ficção histórica
Ano de lançamento: 2001-2002

A trilogia "As crônicas de Artur" é uma versão de Cornwell para as lendas sobre o famoso rei bretão. Apesar de divergir em vários pontos da versão mais conhecida - "As brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley -, o texto de Cornwell é cativante e dinâmico, principalmente no que condiz às narrações de batalhas. O pano de fundo são as diversas invasões dos saxões e as disputas pelo poder da Bretanha, bem como a luta do mago Merlin para restaurar a religião druida sobre a ilha, que se encontra gradualmente tomada pelos cristãos.

Escute: "The division bell"

Artista: Pink Floyd
Ano de lançamento: 1994
Gênero: Rock Progressivo

Último disco de estúdio do Pink Floyd, The Division Bell é um álbum que talvez não possua o mesmo teor de psicodelismo de álbuns anteriores, mas que não deixa a desejar em termos de sonoridade. Os solos de David Gilmour estão em sua melhor forma, especialmente em "High Hopes", "Lost for Words" e "Coming Back to Life". Além destas, merecem destaque a viajante "Take it Back" e as maravilhosas músicas instrumentais "Cluster One" e "Marooned". O álbum talvez não agrade as viúvas de Roger Waters, mas certamente deliciará os fãs do rock progressivo bem feito.